Homenagem a Novoselic


“NÃO CONSIGO FICAR ALEGRE TODO DIA”


(por RODRIGO FERNANDES)

Vi o CRÂNIO pela primeira vez quando ainda morava em Natal. Me chamou a atenção uma pequena nota de um fanzine intitulado “HERÓIS BRAZUCAS”, em uma das publicações dos meus amigos do REVERBO. O super-herói era uma criação de um sujeito chamado Francinildo Sena, que mora em Pau dos Ferros, logo ali, pertinho de Umarizal, minha cidade mãe. Mas, logo depois, descobri que esse sujeito é “apenas” a mente que imagina as histórias, não o desenhista. No entanto, como todo bom roteirista, dispunha de uma galeria fantástica de talentos desenhando sua cria, como Marcelo Salaza, Elton Bruneti, Orlando Maro, Paulo Sbragi, Alcione, entre outros mais. Foi empolgante passar meus olhos nas artes desses maravilhosos criadores. Na época Francinildo tinha um roteiro prontinho para este rabiscador que vos fala, no estilo MARVEL, sem muitos detalhes.

Sem idéia de como desenhar o CRÂNIO, tive de buscar referências, e, nessa busca, tive um impacto ao ver o personagem no traço de MARK NOVOSELIC, alcunha mais americanizada impossível, usada pelo grande GIOVANI CONTANI. Foi literalmente um BOOMM!! Me lembrou de imediato MIKE MIGNOLA. NOVOSELIC desenhava o herói de maneira deliciosa, ao mesmo tempo em que era violento e misterioso. Certo dia, em um papo com Francinildo o mesmo me perguntou se eu havia me inspirado em algum de seus colaboradores para criar o meu CRÂNIO, minha visão do personagem, “claro!!”, respondi de bate-pronto: “MARK NOVOSELIC, sem dúvida”. Seu estilo próprio, vigoroso e chamativo, me mostrou uma luz, um caminho a seguir. Seu lápis inimitável me animava, me motivava a todo momento...

Sua morte foi um impacto tão forte para mim quanto um soco do herói alienígena que ajudou a criar, tão dolorosa quanto uma rajada de balas disparada pelo CACHORRO DE RUA, uma de suas criações...

Você deixou sua marca, grande amigo, para SEMPRE!

0 Response to "Homenagem a Novoselic"

Postar um comentário